terça-feira, 17 de junho de 2008

É PROIBIDO PENSAR


Confesso que não curto muito as músicas do João Alexandre. Nada pessoal, apenas uma questão de estilo. Mas tenho que admitir que a música "É proibido pensar" é muito boa, e ironicamente nos conduz a pensar na situação caótica do evangelicalismo contemporâneo. É um desabafo, um grito de misericórdia, um clamor em nome da sensatez.

A nau evangélica parece navegar na direção do puro e grosseiro fanatismo, conduzida por ventos de doutrinas, capitaneada por falsos profetas, pregoeiros doidivanas, alienadores, enganadores, aproveitadores, repleta de papagaios de pirata, repetindo os mantras gospel e as palavras de ordem do evangeliquês.

O evangelicalismo contemporâneo é uma tragédia-cômica. Causa risos e choro na mesma proporção. Não risos de unção nem choro de contrição. Na verdade, risos de deboche e lágrimas de vergonha.

João Alexandre falou em forma de canção o que os reformados vêm falando nos púlpitos. Pena que as vozes dos pregadores reformados não alcançaram a mesma dimensão da voz e do violão do João. Mas o recado está dado. Aos neo-pentecostais e a nós também, por que não? Afinal, corremos o sério risco de achar que, por sermos minoria, estamos ficando para trás.

No evangelicalismo atual é proibido pensar. É proibido ser racional. É proibido até ser gente. Talvez por isso há tantas pessoas que acreditam que a tal bênção de Toronto, na qual as pessoas imitam animais, seja mesmo uma unção do Espírito. Vivemos numa inquisição ideológica. Qualquer posicionamento crítico é punido com o rótulo de não-espiritual; e a guilhotina santa desce cortando as cabeças; afinal, quem não tem cabeça não pensa.

Isto me faz lembrar de Lutero e sua peleja no século XVI. João Alexandre está longe de ser um Lutero, por favor. Mas a canção dele serve para nos fazer lembrar do quanto a igreja contemporânea está longe dos princípios bíblicos.

Socorre-nos, Deus.

É Proibido Pensar

Composição: João Alexandre

Procuro alguém pra resolver meu problema
Pois não consigo me encaixar neste esquema;
São sempre variações do mesmo tema
Meras repetições.
A extravagância vem de todos os lados,
E faz chover profetas apaixonados,
Morrendo em pé rompendo a fé dos cansados
Com suas canções.
Estar de bem com vida é muito mais que renascer.
Deus já me deu sua palavra,
E é por ela que ainda guio o meu viver.
Reconstruindo o que Jesus derrubou,
Recosturando o véu que a cruz já rasgou,
Ressuscitando a lei pisando na graça,
Negociando com Deus.
No show da fé milagre é tão natural,
Que até pregar com a mesma voz é normal
Nesse evangeliquês universal,
Se apossando do céus.
Estão distantes do trono, caçadores de deus,
Ao som de um shofar.
E mais um ídolo importado ditando as regras,
Pra nos escravizar.
É proibido pensar!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

PRESIDENTE LULA QUER CRIAR "DIA NACIONAL DA HIPOCRISIA"


Há muito as declarações do nosso presidente chamam a atenção, ou pelos erros de concordância ou pelas ideologias tolas que defende. Mas ontem Lula se superou.


O presidente participou da abertura da Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais, realizada no palácio do Planalto. Bem à vontade no meio dos homossexuais, o presidente apareceu com aquele sorriso político irritante, empunhou uma bandeira do movimento, colocou boné e declarou:


"Eu quero agradecer a vocês por estar vivendo este dia de hoje. Não é fácil para um presidente da República, aqui no Brasil ou em outro país do mundo, ir a eventos que envolvam um segmento tão grande, heterogêneo e motivo de preconceito como vocês”.


Lula é o típico político brasileiro. Vive em cima do muro. Participa de eventos de todo tipo, distribui sorrisinhos e faz discursos para agradar gregos e troianos. O negócio do presidente é sair-se bem com todos. Quando ele for a uma convenção da igreja católica ou a algum evento de evangélicos, certamente vai vestir uma camiseta, empunhar uma bandeira, fazer um discurso cheio de erros de português e daquele blá blá blá político e dizer que não não quis dizer o que disse em defesa dos homossexuais.


Pior foi a declaração de Lula de que o Brasil precisa criar o "Dia Nacional da Hipocrisia" para vencer o preconceito. Não me surpreenderia se isso ocorresse; nem mesmo se esse dia fosse mais um feriado nacional. Aliás, é bom mesmo que se crie um dia como esse, afinal, Lula é o maior hipócrita da nação, um demagogo e oportunista. O Brasil é mesmo o país da hipocrisia, e o nosso presidente se dá bem nesse quesito.