Desculpem publicar mais um post falando sobre vídeos da internet, mas não consegui resistir. É que nesses vídeos eu tenho oportunidade de ver e ouvir o que se passa no mundo gospel. E confesso que às vezes eu dou boas risadas vendo esses vídeos. Mas confesso também que fico preocupado, e, às vezes, revoltado. E há vezes que fico até com medo desse povo. Na maioria das vezes me pergunto: Isto é evangelho?
Hoje eu estava assistindo alguns desses vídeos. Confesso que eu tento entender algumas coisas que eu vi, mas é difícil! Não consigo saber para qual lado o mundo gospel está girando. Não consigo entender quem é companheiro de quem, quem anda com quem, quem crê ainda em certas coisas que dizia que cria, e quem continua não crendo naquilo que dizia que não cria. Um dia aparece um pastor desses de “sucesso” num vídeo dizendo que o G12 é do diabo; noutro dia ele mesmo, o próprio pastor, aparece em vídeos defendendo os camaradas do G12 e promovendo eventos com eles. Num dia eu vejo o pessoal daquela igrejona de Belo Horizonte num vídeo pregando a doutrina da Prosperidade; noutro dia a “pastora” dessa mesma igrejona aparece num outro vídeo condenando a mesma doutrina da Prosperidade que antes defendia. Num dia eu vejo um vídeo dessa “pastora” profetizando o fim da Igreja Católica Romana. Noutro dia a mesma “pastora” aparece em outro vídeo dando entrevista dizendo que há muito mais crentes entre os católicos do que entre os próprios crentes; vejo também um vídeo em que o irmão dessa "pastora" aparece cantando uma música com uma banda católico-romana e dizendo que a união com os católicos é sinal de unidade.Num dia eu vejo um vídeo de um bispo pregando ao lado do Bispão. Noutro dia vejo um vídeo do mesmo bispo se auto-denominando “Apóstolo” e chamando o Bispão de ladrão. Um dia eu vejo um vídeo em que a turma aparece se derramando em lágrimas cantando “entra na minha casa, entra na minha vida”; noutro dia vejo em outro vídeo o mesmo pessoal falando que a tal música é diabólica.
Eu sinceramente não consigo entender esse mundo gospel. O pessoal fala e desfala, crê e descrê, prega e desprega com tanta facilidade que não dá para assimilar as coisas. Não sou contra mudanças. Creio que é possível mudar de opinião em relação a muitas coisas. Às vezes as mudanças são necessárias quando se percebe que o caminho que se segue não é bom. Mas o que ocorre no mundo gospel é que as mudanças, na maioria das vezes, não promovem melhoras, nem dirigem a turma para um lugar seguro. Pelo contrário, promove ainda mais confusão.
Sinceramente, acho que esse pessoal não sabe para onde está indo. Seria muito melhor se esse pessoal do mundo gospel procurasse orientar-se pela Escritura que é a bússola infalível do cristão. Seria muito mais seguro abrir mão das experiências subjetivas e das vaidades próprias e apegar-se ao que já está revelado na Palavra de Deus. Seria tão mais simples viver o evangelho assim!
É por isso que eu não me arrisco a entrar em certas ondas que aparecem por aí. É por isso que eu não dou crédito a muita coisa que vem desse mundo gospel. Sei lá onde isso vai parar!
Agnaldo Silva Mariano