terça-feira, 3 de julho de 2012

POSICIONAMENTO DA IPB SOBRE O MOVIMENTO DE IGREJAS EM CÉLULAS

Na última Reunião Ordinária da Comissão Executiva do Supremo Concílio da IPB, ocorrida em março/2012, a denominação se posicionou em relação ao movimento de Igrejas em Células, considerando este movimento divergente da fé bíblico-reformada. Este movimento tem encontrado largo espaço em diversos presbitérios e igrejas presbiterianas por todo o Brasil. Já estava na hora. Queira Deus que as igrejas e presbitérios que têm aderido a este movimento recuem, em nome da preservação da eclesiologia bíblico-reformada. Leia o posicionamento oficial:

SUBCOMISSÃO IX - CONSULTAS E OUTROS PAPÉIS II - CE-SC/IPB-2012 - DOC.CLXI - Quanto ao documento 038 - Oriundo do(a): Sínodo Piratininga - Ementa: Consultas sobre Igrejas em células.

Considerando: 1. Que o movimento das “igrejas em células“ tem características próximas ao movimento G12, já rejeitado pela IPB conforme resoluções da CE-SC/IPB-2000 - Doc XCIX; CE-SC/IPB-2001 - Doc. XLI e SC-IPB-2002 Doc. CXXII; 2. Que a terminologia empregada pelo movimento de “igrejas em células“ é semelhante ao do movimento G12, a saber, “ano de transição“ e “celularização da igreja“, 3. Que a prática do movimento difere da eclesiologia da IPB, por exemplo, nos seguintes pontos: a) administração dos sacramentos ministrados nas células e não na igreja; b) ênfase nos relacionamentos e não no ensino; c) relaxamento da disciplina eclesiástica; d) incentivo ao não funcionamento das Escolas Dominicais. A CE-SC/IPB - 2012 RESOLVE: 1. Tomar conhecimento; 2. Informar que a igreja em células não é o mesmo que pequenos grupos, que permanecem jurisdicionados ao conselho da Igreja local, os quais têm importância na vida da igreja contribuindo para comunhão e instrução; 3. Reafirmar que as funções privativas do Conselho estão expostas no art. 83 da CI-IPB; 4. Responder ao Presbitério que o movimento diverge de nossa teologia bíblico-reformada e orientar as igrejas a não aderirem a este movimento em células ou a qualquer outro divergente de nosso sistema presbiteriano.

Nenhum comentário: