quarta-feira, 28 de maio de 2008

IPB FAZ PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO EVANGELÍSTICA BILLY GRAHAM


Li hoje no site da Igreja Presbiteriana do Brasil (http://www.ipb.org.br/) que a Comissão Executiva da IPB aprovou parceria “da IPB no projeto Minha Esperança, uma campanha evangelística promovida pelas igrejas evangélicas brasileiras, em parceria com a Associação Evangelística Billy Graham (AEBG)”.

Fiquei um tanto preocupado ao ler a notícia, uma vez que Billy Graham tem sofrido acusações recentes por parte de lideranças evangélicas de erros doutrinários e outros posicionamentos comprometedores, como, por exemplo, defesa do ecumenismo.

Em entrevista dada a Robert Schüller em 1997, Billy Graham afirmou que é possível a uma pessoa ser salva sem a fé em Jesus Cristo. Veja o que Graham disse na entrevista:

Schuller: "Na sua opinião qual será o futuro do cristianismo?"

Graham: "Bem, o cristianismo, e sendo um verdadeiro crente, acho que existe o Corpo de Cristo. Ele vem de todos os grupos cristãos no mundo inteiro, fora dos grupos cristãos. Acho que todos que amam a Cristo, ou conheçam a Cristo, estejam eles cientes disso ou não, são membros do Corpo de Cristo... Acho que o apóstolo Tiago respondeu a isso no primeiro concílio em Jerusalém, quando disse que o propósito de Deus para esta época é tomar um povo para o seu nome. E é isso que Deus está fazendo hoje, está chamando as pessoas do mundo para o seu nome, independente se elas vêm do mundo islâmico, do mundo budista, ou do mundo cristão, ou o mundo dos descrentes, são membros do Corpo de Cristo, pois foram chamadas por Deus. Ela podem nem conhecer o nome de Jesus, mas sabem em seus corações que precisam de algo que não têm, e voltam-se para a única luz que têm, e acho que estão salvas, e que estarão conosco no céu."

Schuller: "O que você está dizendo então é que é possível que Jesus Cristo venha aos corações dos homens, mesmo que eles estejam nas trevas e nunca tenham ouvido sobre a Bíblia? Essa é a interpretação correta daquilo que você está dizendo?"

Graham: "Sim, acredito nisso. Já conheci pessoas em várias partes do mundo que vivem em situações tribais, que nunca viram ou ouviram falar sobre a Bíblia, e nunca ouviram falar de Jesus, mas crêem em seus corações que há um Deus, e tentam viver uma vida separada na comunidade em que estão inseridas."

Em outra entrevista dada em 1999 Billy Graham deu uma declaração comprometedora sobre a questão da escolha da igreja por parte do novo convertido:

"Minha responsabilidade é pregar o evangelho a qualquer um e deixar que eles escolham a sua própria igreja, seja ela Católica ou Protestante ou Ortodoxa ou qualquer que seja." (Entrevista a Patricia Rice, St. Louis Post Dispatch , 10 Out. 1999).

Billy Graham também deu declarações sobre o Catolicismo Romano que ferem a consciência evangélica:

Em 6 de janeiro de 1973 aconselhando um casal de Católicos Romanos desiludidos com a igreja deles, no chamado 'Sun Telegram', Billy Graham disse, 'Não saiam da igreja. Fiquem nela ... ajudem a sua igreja' (Billy Graham citado pelo repórter William McElwain no Jornal Pittsburgh Sun-Telegraph, 6 Set., 1952)

"Nessa semana passada, numa grande Catedral Católica, eu preguei um sermão para o funeral de um amigo íntimo meu que era Católico, e eles tinham vários bispos e arcebispos participando, e na medida a missa-funeral transcorria, e eu lá permanecia sentado, aquilo era uma coisa muito bonita e certamente clara e correta no evangelho que eu acredito..." (Billy Graham, Church League of America, p. 84)

Vamos esperar os próximos dias e ver se se levantarão na igreja vozes contrárias a essa parceria da IPB com a tal Associação que representa um “evangelista” com posturas tão estranhas à fé bíblica e reformada.

Nenhum comentário: