quarta-feira, 31 de outubro de 2007

CREIO E CONFESSO

Creio com o coração e confesso com a boca, que há um ser espiritual, único e simples, ao qual chamo DEUS: eterno e incompreensível, invisível, imutável, infinito, todo-poderoso; perfeitamente sábio, justo, bom e fonte superabundante de todo o bem. A Ele conheço através de dois meios: Em primeiro lugar, pela criação e governo do universo. Em segundo lugar, posso conhecê-lo, de maneira mais clara e perfeita através da sua santa e divina Palavra, isto é, tanto como me é necessário nesta vida, para sua honra e a minha salvação.

Confesso que essa Palavra de Deus não foi enviada ao homem nem produzida pela vontade humana, senão que santos homens de Deus, sendo guiados por seu Espírito Santo, a escreveram.

Creio que a Santa Escritura contém de um modo completo a vontade de Deus e que tudo o que o homem está obrigado a crer para ser salvo é ensinado de modo suficiente nela.

Creio em um só Deus, o qual é uma única essência que subsiste em três pessoas, real, verdadeira e eternamente distintas segundo seus incomunicáveis atributos, e que são: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Creio que Jesus Cristo, segundo sua natureza divina, é o unigênito Filho de Deus, gerado desde a eternidade; não feito nem criado, mas coexistencial com o Pai, coeterno, a imagem expressa da substância do Pai e o resplendor da sua glória, sendo, em tudo, igual ao Pai. Ele é o Filho de Deus não só desde o momento em que tomou nossa natureza, mas desde toda a eternidade.

Creio e confesso que o Espírito Santo procede eternamente do Pai e do Filho, não sendo feito, nem criado, nem tampouco gerado, mas somente procedente de ambos; o qual, em ordem, é a terceira pessoa da Trindade, de uma só mesma essência, majestade e glória com o Pai e o Filho, sendo verdadeiro e eterno Deus, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.

Creio que Deus criou do nada o céu, a terra e todas as criaturas quando a ele pareceu bem, dando a cada criatura o seu ser, figura e forma e distintos ofícios para servir o seu Criador. E agora Deus mantém e governa todas as suas criaturas segundo a sua Providência eterna e por seu poder infinito para que sirvam ao homem, a fim de que este sirva ao seu Deus. Creio que esse bom Deus, depois de ter criado todas as coisas, não as abandonou, nem as entregou ao acaso ou ao azar, mas as dirige e governa segundo sua santa vontade de tal maneira que nada acontece neste mundo sem sua ordenação.
Creio que pela desobediência de Adão o pecado original se estendeu a toda a raça humana. Creio que, estando toda a linhagem de Adão em perdição e ruína pelo pecado do primeiro homem, Deus se mostrou a si mesmo, tal como é, a saber: misericordioso e justo. Misericordioso porque tira e salva da perdição aqueles que ele, por seu eterno e imutável conselho, por pura misericórdia, elegeu em Jesus Cristo, nosso Senhor. Justo, porque aos demais deixa na queda e perdição na qual eles mesmos se jogaram.
Creio que, para obter verdadeiro conhecimento do grande mistério da salvação, o Espírito Santo acende em nossos corações uma fé sincera, a qual nos leva a abraçar a Cristo com todos os seus méritos.
Creio que esta fé verdadeira, tendo sido operada no homem pelo ouvir da Palavra de Deus e pela operação do Espírito Santo, lhe regenera e faz dele um novo homem. Creio que não temos nenhum outro acesso a Deus senão somente pelo único Mediador e Advogado, Jesus Cristo, o Justo.
Creio e confesso uma única igreja Universal, a qual é uma santa congregação dos verdadeiros crentes em Cristo, que foram lavados pelo sangue de Jesus, e santificados e selados pelo Espírito Santo. Esta igreja existe desde a fundação do mundo e será até o fim.
Creio que, quando o tempo ordenado pelo Senhor tiver chegado, e o número dos eleitos estiver completo, nosso Senhor Jesus Cristo virá do céu corporal e visivelmente, como subiu, com glória e majestade, para declara ser o Juiz sobre os vivos e os mortos.

Nenhum comentário: