domingo, 4 de outubro de 2009

A BÊNÇÃO DE DEUS POR 900 REAIS


De tempos em tempos aparecem na Igreja supostos profetas anunciando um tipo de unção nova, revelações nunca dantes conhecidas, se apresentando como a resposta de Deus para os últimos dias. Esses mensageiros surgem com suas bravatas quando menos se espera, e promovem desordem na mente de muitos crentes, e o caos no seio da Igreja.

A nova versão dessa prática abominável chama-se Morris Cerullo, um evangelista norte-americano que tem viajado o mundo afirmando ter recebido uma revelação divina de que, no final desta década, haveria uma grande crise financeira mundial e muitos outros eventos catastróficos ocorreriam. Recentemente, Cerullo esteve no Brasil e apareceu num programa de televisão do pastor assembleiano Silas Malafaia.

Num vídeo que circula na internet, Cerullo aparece alegando ter recebido uma revelação de Deus há quinze anos atrás, em que Deus lhe teria ordenado que dissesse ao seu povo que nos últimos dias Deus tem reservado uma unção especial para liberar sobre o seu povo, algo que Deus nunca fez antes. Trata-se de uma unção financeira. De acordo com Cerullo, Deus lhe teria dito que levantaria o seu povo no meio de uma grande crise financeira como testemunho para o mundo; e assim como Deus tirou a riqueza das mãos dos egípcios e colocou nas mãos dos judeus, nestes últimos dias Deus vai retirar a riqueza das mãos dos ímpios e colocar nas mãos do seu povo.

Até aí nenhuma novidade. É a mesma cantiga tola do evangelho segundo os adeptos da teologia da prosperidade, entoada conforme a concepção abstrata e relativista do neo-pentecostalismo: uma suposta visão apregoada como nova revelação, sem qualquer base bíblica, e aquele enredo que todos conhecem bem. Tudo passaria despercebido, não fosse o fato de a bênção prometida por Cerullo ter um alto preço. De acordo com o pregador norte-americano, para se alcançar a tal "unção financeira dos últimos dias", o interessado deveria depositar a quantia de R$ 900,00 (isso mesmo, novecentos reais) na conta do programa de Silas Malafaia, e até o dia 1º de janeiro, todas as promessas de Deus ainda não cumpridas na vida do ofertante estariam liberadas, em nome do profeta Morris Cerullo.

Cerullo mostra que chegou ao valor de 900 reais a partir de uma interpretação dos números na Bíblia, segundo a qual, o número 9 significa, de acordo com o profeta, completo, cumprido, total. A questão é que em nenhum momento ele apresenta qualquer base para esta conclusão.

É preciso perguntar se essa tal unção financeira tem algum apoio bíblico? É necessário argumentar que a bênção de Deus não tem preço? Seria ainda necessário dizer que a pregação de Morris Cerullo se assemelha à venda de indulgências praticada na Igreja da Idade Média? Há, ainda, alguma razão para duvidar que esse senhor é mais um charlatão disfarçado de profeta? Seria ainda necessário dizer que a Igreja não deve ouvir esse tipo de profecia? Infelizmente, sim.

Há muitos que ainda crêem em tais alucinações. Há muitos que colocam suas esperanças em profetadas desse tipo e acabarão desiludidas, aumentando o número dos feridos em nome desse tipo de pregação falsa. Como escreveu Lutero em uma de suas 95 teses (n° 28), "certo é que, ao tintalar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e a cobiça", mas o favor de Deus não pode ser comprado por dinheiro.
Silas Malafaia caiu no laço da Teologia da Prosperidade. Muitos crentes têm caído nesse laço diabólico armado contra a Igreja. E o pior, agora as pessoas têm de pagar caro para serem laçadas. E continuarão pagando um alto preço quando descobrirem que tudo não passa de enganação.

Nenhum comentário: