sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PASTORES NEOPENTECOSTAIS SÃO DIZIMISTAS?


O neopentecostalismo caracteriza-se, entre outras coisas, pelo intenso apelo por doações de dízimos e ofertas em seus cultos. Inflamados pela Teologia da Prosperidade, que proclama que todos os crentes devem ser bem-sucedidos financeiramente como prova da bênção de Deus, os pregadores desse segmento evangélico fazem severos apelos por doações em dinheiro, através de dízimos, ofertas, e outras contribuições. Já se tornaram comuns as notícias de escândalos envolvendo pastores neopentecostais no trato com o dinheiro arrecadado em diversas comunidades dessa fração do movimento evangélico.

Apesar dos escândalos noticiados, a pregação e os apelos dos pregadores neopentecostais continuam a todo vapor. Algumas seitas neopentecostais exibem templos suntuosos, abarrotados de gente disposta a doar o que tem e o que não tem para alcançar a tão sonhada “bênção da prosperidade”. Outras dessas seitas fazem em seus programas televisivos chamadas insistentes para que o povo encaminhe doações para abençoar a “obra de Deus”; algumas dessas doaçoes, inclusive, têm até valores estipulados, acima de quatro dígitos.

Tive a oportunidade de participar de encontros de algumas dessas seitas e comprovar, in loco, como são feitos esses apelos. Outras vezes assisti os apelos pela TV e o que me chamou a atenção é que eu nunca vi um pastor neopentecostal enfiar a mão no bolso e entregar qualquer dízimo ou oferta para, no mínimo, dar o exemplo aos fiéis. Eles sempre dizem o que tem de ser feito ou até o quanto deve ser doado, mas eles mesmos nunca doam. Será por quê? Pastores neopentecostais não são dizimistas? Se o dízimo é um dever dos crentes, e ofertar garante bênçãos como eles mesmos afirmam, por que eles mesmos não dizimam nem ofertam? Será que a ordem não vale para eles mesmos? Afinal, quem os isentou da obrigação?

Jesus certa vez condenou a atitude dos fariseus que estabeleciam leis para os outros, mas eles mesmos as burlavam sem qualquer constrangimento: “Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23. 4).

Pastores que obrigam o povo a contribuir com dízimos e ofertas e não fazem o mesmo comportam-se como os fariseus dos dias de Jesus. Muitos sugam todos os recursos de pessoas simples e ingênuas em nome de uma bênção que Deus nunca vai dar. Usam o nome de Deus para arrecadar quantidades exorbitantes de dinheiro, propõem sacrifícios absurdos que nada custam a eles próprios; e há muitos deles que enriquecem às custas da tosquia das pobres ovelhas.

Os pastores neopentecostais que tanto dizem crer na bênção de Deus aos dizimistas e ofertantes deveriam ser os primeiros a colocar a mão na carteira e oferecer as mais vultosas ofertas para a “obra de Deus”. Criar regras que servem para as ovelhas, mas não servem para os pastores é coisa de fariseu. E a esses, Jesus exorta: “Ai de vós”.

Um comentário:

Anônimo disse...

EM 1º LUGAR COMO VC SABE QUE ESSES PASTORES Ñ DIZIMAM VC TEM PROVA DISSO?
2º QUANDO QUIZER CRITICAR ALGO OU ALGUEM CONHEÇA A FUNDO PRA PODER FALAR ALGO COM PRESCIZÃO E VERDADE.
VC ESTA SIMPLESMENTE GENERALIZANDO DIZENDO QUE OS PASTORES Ñ DIZIMAM. CARAMBA COMO VC SADE DISSO? VC É VIDENTE OU UNIPOTENTE PRA SABER DE TUDO?