sexta-feira, 21 de maio de 2010

SE O SEU O EGO NÃO CABE NA IGREJA, SAIA DELA.

O Malafaia deixou a CGADB. Era questão de tempo. Mais cedo ou mais tarde isso aconteceria. O Malafaia cresceu tanto que acha que se tornou maior do que a CGADB. Ele acha que não precisa da CGADB. Ele acha que não precisa de mais ninguém. Ele acha que precisa só dele mesmo.

Há pessoas que estão na Igreja que se acham maiores que a própria Igreja. Há pessoas que acham que a sua “visão” pessoal é maior do que a visão da Igreja. Há pessoas cujo ego é tão grande que não cabe dentro da Igreja. Para essas pessoas só há um conselho válido: saiam da Igreja.

Tenho visto tantas pessoas deixando igrejas por aí, afirmando que a visão dessas igrejas não se adequava á sua própria “visão”. Por isso resolveram sair. Mas eu não creio que o problema seja “visão”. Na verdade, o grande problema é a falta de visão. Falta de visão de Reino de Deus, de Corpo de Cristo, e daquilo que os antigos chamaram de Comunhão dos Santos. Essas pessoas não precisam da Igreja. Precisam de si mesmas. O seu ego lhes basta. Desafiam qualquer estrutura com a arrogância que quem confia no seu próprio ego.

Eu já vi muitas pessoas deixarem igrejas e se tornarem famosas e ricas depois disto. Já vi muitos pastores abandonarem estruturas denominacionais e criarem estruturas muito maiores do que as que deixaram. Hoje são “líderes de sucesso”. Não poderia acontecer outra coisa, afinal, como eles próprios criaram a estrutura, fizeram questão de criar algo tão grande que coubesse todo o seu ego dentro.

Se o seu ego não cabe na Igreja a que você pertence, saia dela. Crie uma igreja para você com uma estrutura que acomode confortavelmente o seu ego. Coloque um nome pomposo, escreva livros, venda DVDs de pregação, crie um programa de TV e anuncie a todos a sua “visão”. Mas se você acredita que a Igreja é de Cristo, que a visão é dele e que Cristo e a sua Igreja são maiores do que você, guarde o seu ego, ou melhor, mortifique o seu ego e permaneça na sua Igreja lutando pelo evangelho. Ainda que você veja algo na sua igreja que esteja em desacordo com as Escrituras, permaneça nela, apontando os erros e buscando o retorno ao caminho correto. A alternativa de sair da Igreja só é uma justificativa para aqueles cujo ego não cabe nela.

Agnaldo Silva Mariano

2 comentários:

Unknown disse...

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

MATEUS 7
Versiculos 1 e 2

Angelo Vieira da Silva disse...

Muito bom texto, Agnaldo. Concordo plenamente.