quarta-feira, 20 de julho de 2011

“TUDO DEMAIS PASSA DA MEDIDA”

“Tudo demais passa da medida”. Minha mãe usava essa frase para me corrigir quando eu exagerava em alguma coisa. Se eu comesse demais, se eu brincasse demais, se eu dormisse demais, se eu falasse demais, enfim, para tudo que eu fizesse além da conta, minha mãe vinha com a reprimenda: “Tudo demais passa da medida”.

A frase é óbvia, mas o princípio cabe, realmente, em muitas situações. Tudo que é exagerado passa a ser prejudicial. O sentido é que há uma medida de tolerância para todas as coisas, e ao se ultrapassar essa medida, corre-se sempre riscos. O melhor é respeitar a medida, respeitar os limites, respeitar a fronteira da tolerância em cada caso para não levar prejuízos.
A causa gay perdeu a medida, ultrapassou os limites e perdeu o foco. Se antes o interesse era brigar pelos direitos dos homossexuais como cidadãos, hoje, o desejo é obrigar a sociedade a reconhecer os homossexuais como cidadãos superiores. Se antes, ao introduzir personagens gays nas novelas, o interesse era que o público se acostumasse com o comportamento homossexual, hoje o propósito é forçar o público a aceitar o homossexualismo como certo e até normativo para a sociedade. Se antes as passeatas do orgulho gay eram para se fazer festa, hoje é para fazer política. Se antes os gays tratavam os crentes como caretas, agora querem que eles sejam tratados como criminosos. Os promotores da causa gay fizeram tanto barulho que passaram da medida e criaram insatisfação onde pretendiam criar simpatia e apoio.
A insatisfação da sociedade com os exageros da luta pela causa gay está ganhando força e encontrou espaço em jornais, revistas e sites de grande acessibilidade e importância através do pronunciamento de gente inteligente que não representa, necessariamente, algum segmento anti-homossexualismo. Há juristas questionando a legitimidade da recente decisão do STF em favor da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Há políticos  dispostos a lutar contra a aprovação do tal PLC-122/2006. Há jornalistas sérios escrevendo contra os excessos de proteção e promoção dos direitos da causa gay no Brasil. E agora há até mesmo emissoras de TV exigindo dos autores de novelas que pisem no freio e diminuam a exposição de temas ligados ao homossexualismo em suas tramas, alegando que há uma overdose do assunto nas estórias.
Preciso concordar com minha mãe. “Tudo demais passa da medida”. Tudo demais perde o sentido. No caso específico da causa gay, perde-se muito mais, porque a causa gay é uma causa sem sentido. Não há sentido em se lutar por uma causa que vai contra os valores da própria constituição humana. Não há sentido em uma causa que rivaliza com a determinação divina.
A causa gay está passando da medida. Da medida do suportável, do respeitável, do tolerável. Ainda bem que há quem perceba isto a tempo e se manifeste de maneira sóbria e inteligente, para que não se diga que apenas a igreja não suporta mais os exageros dos defensores da causa gay. A sociedade em geral está dando sinais de que esta causa não representa o interesse da maioria, mas de uma minoria que precisa se colocar em seu devido lugar.

Agnaldo Silva Mariano

2 comentários:

Raquel Mariano disse...

Como disse o pastor Evaldo, daqui a uns dias vai ser crime não ser gay!

Raquel Mariano disse...

Tudo demais passa da medida. Sábias palavras da Dona Ana Maria, minha mãe também.